A ATGC é uma empresa incubada na Universidade Federal do Paraná e essa incubação é essencial para um empreendimento nascente, de base tecnológica e relacionada à aplicação sistemática de conhecimento técnico científico e à geração de serviços e processos inovadores, como a nossa. Mas, essa parceria não é boa apenas para a empresa. A UFPR também tem muito a ganhar com ela.
● Recebemos apoio e suporte qualificado na fase em que as empresas geralmente mais precisam, ou seja, nos primeiros anos após sua criação. Dados do SEBRAE mostram que a taxa de sucesso das empresas apoiadas por incubadoras e parques tecnológicos é de 80%;
● Temos à nossa disposição a infraestrutura física da UFPR e o know-how de professores e pesquisadores gabaritados para oferecer orientação e suporte técnico e científico para que a nossa empresa possa desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em um empreendimento de sucesso;
● Recebemos auxílio e apoio gerencial da Agência de Inovação da UFPR para resolução de problemas, para a própria estruturação do empreendimento e para a formação de novas parcerias técnicas;
● Temos a própria UFPR como endereço e podemos, durante o período de incubação, fazer uso da marca UFPR, o que é um imenso e valioso ativo econômico.
● A UFPR receberá uma percentagem da receita bruta mensal da ATGC durante todo o período de incubação. Mais que o valor arrecadado, esse é um critério utilizado para a classificação internacional de universidades em rankings como The Times Higher Education (THE), World University Rankings e o QS University Ranking;
● A parceria abre um leque de novas oportunidades para financiamento de projetos de pesquisa acadêmico. Também garantimos recursos para pagamento de bolsas a alunos de graduação e de pós-graduação em um momento em que o fomento à Ciência e Tecnologia vive uma grave crise;
● Oferecemos a esses alunos a oportunidade de contato com tecnologias inovadoras e com um ambiente da vida profissional que não pode nunca ser proporcionada apenas em sala de aula;
● Oferecemos a possibilidade de conexão desses alunos com os mais diversos players dos setores em que atuamos e isso cria novas oportunidades no mercado de trabalho para esses alunos;
● Contribuímos para divulgar a mentalidade moderna e as ações inovadoras da UFPR.
Embora seja muito comum nos países mais desenvolvidos do mundo, a parceria entre universidades e empresas ainda pode ser considerada incipiente no Brasil. Vejamos alguns dados:
● Enquanto cerca de 25% do orçamento MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, vem de sua relação com empresas privadas, dos quase 1,6 bilhão de reais do orçamento da Universidade Federal do Paraná (dados de 2019), apenas 2,5% não vieram diretamente do Tesouro Nacional.
● Enquanto o MIT sozinho contabiliza 90 prêmios Nobel entre seus pesquisadores e ex-alunos, nenhuma instituição brasileira jamais conquistou tal premiação.
● Das 296 universidades públicas brasileiras, apenas 19 estão classificadas no QS World University Rankings. A melhor universidade do país, a USP, ocupava em 2019 apenas a 116o entre as melhores universidades do mundo. Enquanto isso, a UFPR estava classificada entre a 801 e 1.000a posições.
● Dessas 19 universidades brasileiras classificadas neste ranking, 12 vêm caindo posição nos últimos anos.
● Um dos seis critérios utilizados para a montagem desse ranking é a reputação da universidade perante os empregadores, ou seja, a relação entre a instituição e a empregabilidade dos graduados.
● Uma das muitas consequências dos números apresentados: de acordo com o Fórum Econômico Mundial, em um universo de 141 países, o Brasil ocupa apenas a 71a posição no ranking de produtividade.
Olhando os números não é difícil entender porque o Brasil é historicamente um país importador de tecnologias e um país pobre em inovações. Assim, algo precisa ser feito para tentar mudar essa realidade e a popularização dos processos de incubação de empresas em universidades públicas é um caminho concreto para isso, com evidentes benefícios para a sociedade.