Bióloga, com mestrado (2012) e doutorado (2017) em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná, atua nas áreas de avaliação de impactos ambientais, com ênfase em monitoramento da biota aquática, principalmente de espécies invasoras, como o mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei).
Entre os principais projetos de pesquisa e desenvolvimento e consultorias ambientais onde atuou, podem ser citados:
● Desenvolvimento de métodos moleculares de última geração para identificação, quantificação e monitoramento da presença de espécies exóticas invasoras em reservatórios de usinas hidrelétricas; projeto desenvolvido entre a parceria da Universidade Federal do Paraná e da Companhia Paranaense de Energia (COPEL);
● Monitoramento da biodiversidade de peixes no canal de piracema utilizando sequenciamento de DNA de segunda geração; projeto desenvolvido entre a parceria da Universidade Federal do Paraná e da ITAIPU Binacional;
● Verificação da eficiência do peróxido de hidrogênio no controle da incrustação do mexilhão-dourado nas instalações dos processos de captação adução e tratamento de água da SANEPAR - ETA Tibagi - Londrina (PR); consultoria desenvolvida entre a parceria da Plankton Soluções em Meio Ambiente e da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR);
● Diagnóstico da Estação de Tratamento de Água da empresa de papel e celulose Klabin S/A, após constatação da presença da espécie exótica invasora Limnoperna fortunei (mexilhão-dourado); consultoria desenvolvida entre a parceria do Grupo Index e da Klabin S/A;
● Inspeção e diagnóstico da presença de mexilhão-dourado na área fabril da empresa Eldorado Brasil Celulose S/A, sediada em Três Lagoas, MS; consultoria desenvolvida entre a parceria do Grupo Index e da Eldorado Brasil.
Possui graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE - 2011) pela UFPR. Possui experiência na coordenação e negociação de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI) na área de meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: eDNA, desenvolvimento de marcadores moleculares de última geração, identificação, monitoramento e controle de espécies invasoras, bioincrustação e controles químicos em sistemas industriais, manejo de fauna e flora, reflorestamento de espécies nativas e corredores ecológicos.
Participou do processo de contratação e execução de 12 projetos de P&DI para as seguintes empresas do setor elétrico: COPEL (3 projetos), ELEJOR (3), LIGHT (2), ENGIE (1), DUKE ENERGY (1), AES TIETÊ (1), ELETRONORTE (1). Em quatro desses projetos atuou como coordenador.
Participou também da contratação e execução de diversos projetos de consultoria para o setor elétrico, empresas de papel e celulose, companhias de saneamento e empresas de transporte de combustíveis por gasodutos.
Faz parte o Grupo de Assessoramento Técnico para acompanhar a implementação e realizar monitoria e avaliação do Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei) no Brasil – IBAMA e MMA.
Graduou-se em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1988), tem mestrado (1991) e doutorado (1997) em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná.
Atuou como consultor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento junto ao Programa Nacional para o Desenvolvimento da Aquicultura. Trabalhou como consultor para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e atualmente desenvolve trabalhos de assessoria técnica para a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
Desde 1997 é professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná onde já coordenou mais de uma centena de projetos relacionados a temas ambientais, envolvendo desde o cultivo de organismos aquáticos, políticas públicas e planejamento estratégico; avaliação de impactos ambientais e recuperação de ambientes aquáticos alterados; desenvolvimento de tecnologia para a produção de formas jovens de organismos aquáticos para fins de repovoamento; projetos de interesse social.
É um dos fundadores e atual coordenador do Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais (GIA) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Zoologia e do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, ambos da Universidade Federal do Paraná.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (SP) e doutorado em Ecologia, Comportamento e Evolução pela Boston University (EUA). É professor associado do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná, fazendo parte do núcleo permanente das Pós-Graduações em Ecologia e Conservação, Zoologia e Entomologia, onde já orientou 17 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado. Já publicou mais de uma centena de artigos científicos em revistas internacionais, as quais incluem 242 co-autores de 12 países, além de ser membro do corpo editorial dos periódicos PeerJ e PLoS ONE. Possui vasta experiência no sequenciamento e análise de DNA, incluindo o desenvolvimento de marcadores para detecção e quantificação de espécies-alvo em eDNA até aplicações de sequenciamento de nova geração.