Sócios-fundadores

Aline Horodesky

Bióloga, com mestrado (2012) e doutorado (2017) em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná, atua nas áreas de avaliação de impactos ambientais, com ênfase em monitoramento da biota aquática, principalmente de espécies invasoras, como o mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei).

Entre os principais projetos de pesquisa e desenvolvimento e consultorias ambientais onde atuou, podem ser citados:
●    Desenvolvimento de métodos moleculares de última geração para identificação, quantificação e monitoramento da presença de espécies exóticas invasoras em reservatórios de usinas hidrelétricas; projeto desenvolvido entre a parceria da Universidade Federal do Paraná e da Companhia Paranaense de Energia (COPEL);
●    Monitoramento da biodiversidade de peixes no canal de piracema utilizando sequenciamento de DNA de segunda geração; projeto desenvolvido entre a parceria da Universidade Federal do Paraná e da ITAIPU Binacional;
●     Verificação da eficiência do peróxido de hidrogênio no controle da incrustação do mexilhão-dourado nas instalações dos processos de captação adução e tratamento de água da SANEPAR - ETA Tibagi - Londrina (PR); consultoria desenvolvida entre a parceria da Plankton Soluções em Meio Ambiente e da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR);
●    Diagnóstico da Estação de Tratamento de Água da empresa de papel e celulose Klabin S/A, após constatação da presença da espécie exótica invasora Limnoperna fortunei (mexilhão-dourado); consultoria desenvolvida entre a parceria do Grupo Index e da Klabin S/A;
●    Inspeção e diagnóstico da presença de mexilhão-dourado na área fabril da empresa Eldorado Brasil Celulose S/A, sediada em Três Lagoas, MS; consultoria desenvolvida entre a parceria do Grupo Index e da Eldorado Brasil.

Otto Samuel Mäder Netto 

Possui graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE - 2011) pela UFPR. Possui experiência na coordenação e negociação de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI) na área de meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: eDNA, desenvolvimento de marcadores moleculares de última geração, identificação, monitoramento e controle de espécies invasoras, bioincrustação e controles químicos em sistemas industriais, manejo de fauna e flora, reflorestamento de espécies nativas e corredores ecológicos.

Participou do processo de contratação e execução de 12 projetos de P&DI para as seguintes empresas do setor elétrico: COPEL (3 projetos), ELEJOR (3),  LIGHT (2), ENGIE (1), DUKE ENERGY (1), AES TIETÊ (1),  ELETRONORTE (1). Em quatro desses projetos atuou como coordenador.

Participou também da contratação e execução de diversos projetos de consultoria para o setor elétrico, empresas de papel e celulose, companhias de saneamento e empresas de transporte de combustíveis por gasodutos.

Faz parte o Grupo de Assessoramento Técnico para acompanhar a implementação e realizar monitoria e avaliação do Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei) no Brasil – IBAMA e MMA.

Tutores

Antonio Ostrensky 

Graduou-se em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1988), tem mestrado (1991) e doutorado (1997) em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná.

Atuou como consultor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento junto ao Programa Nacional para o Desenvolvimento da Aquicultura. Trabalhou como consultor para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e atualmente desenvolve trabalhos de assessoria técnica para a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Desde 1997 é professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná onde já coordenou mais de uma centena de projetos relacionados a temas ambientais, envolvendo desde o cultivo de organismos aquáticos, políticas públicas e planejamento estratégico; avaliação de impactos ambientais e recuperação de ambientes aquáticos alterados; desenvolvimento de tecnologia para a produção de formas jovens de organismos aquáticos para fins de repovoamento; projetos de interesse social.

É um dos fundadores e atual coordenador do Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais (GIA) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Zoologia e do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, ambos da Universidade Federal do Paraná.

Marcio Roberto Pie

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (SP) e doutorado em Ecologia, Comportamento e Evolução pela Boston University (EUA). É professor associado do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná, fazendo parte do núcleo permanente das Pós-Graduações em Ecologia e Conservação, Zoologia e Entomologia, onde já orientou 17 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado. Já publicou mais de uma centena de artigos científicos em revistas internacionais, as quais incluem 242 co-autores de 12 países, além de ser membro do corpo editorial dos periódicos PeerJ e PLoS ONE. Possui vasta experiência no sequenciamento e análise de DNA, incluindo o desenvolvimento de marcadores para detecção e quantificação de espécies-alvo em eDNA até aplicações de sequenciamento de nova geração.